Como Desenvolver a Atitude Mental nos Jovens

De acordo com Carol Dweck, Psicóloga e especialista internacional em sucesso e motivação, a atitude mental é muito mais do que um traço de personalidade, é um fator decisivo para que as pessoas possam cumprir todo o seu potencial.

Estamos sempre a tempo de desenvolver uma atitude mental progressiva que nos oriente para o sucesso. Nos jovens, é particularmente importante incentivar o desenvolvimento deste tipo de atitude, para que possam desenhar os seus objetivos e aprender as ferramentas que lhes permitirão alcançá-los.

Os jovens com uma atitude mental fixa acreditam que as capacidades estão definidas à partida ou por fatores que não são da sua responsabilidade, gerando comportamentos de passividade e estagnação. Ao contrário, a atitude mental progressiva permite que encarem os desafios de forma positiva, sabendo que, com tempo e persistência, serão capazes de desenvolver as capacidades e as ferramentas para os atingir.

Esta mudança de paradigma nos jovens pode ser muito transformadora, sobretudo ao nível da Autoestima!

Exemplo de Jovens com uma Atitude Mental Fixa:

Aqueles que com maus resultados escolares e pensamentos de desvalorização pessoal (“Eu não presto”, “Eu nunca vou conseguir”, “Eu não sou capaz”), se comparam com outros jovens com resultados piores que os seus, de forma a evitarem e “fugirem” dos seus próprios desafios.

Exemplo de Jovens com uma Atitude Mental Progressiva:

Aqueles que quando confrontados com dificuldades e/ou desafios escolares encaram a experiência com otimismo (e até alguma satisfação por estarem a ser desafiados) e que acabam por envolver-se no processo, aprender com a dificuldade, e, por fim, a corrigir-se caso não alcancem o resultado desejado.

Uma Atitude Mental Fixa NÃO prepara os jovens para o futuro. É comum vermos nas sessões jovens com atitude mental fixa que se mostram resistentes à mudança quando são confrontados com o facto de serem responsáveis pelos seus maus resultados.
Estes jovens precisam de se libertar de crenças limitadoras, como “Não sou capaz!”, “ Não sou suficiente” ou “Não mereço”, para que possam mudar o seu comportamento, confiar nas suas capacidades e se abrirem a cenários mais possibilitadores.

Os jovens com Atitude Mental Progressiva apresentam uma curva de aprendizagem crescente e, com isso, preparam o caminho para o futuro com sucesso. Acreditam nas suas capacidades e que as mesmas podem ser desenvolvidas com boas estratégias e com suporte. E sabem que as recaídas servem para relembrarem o quanto já evoluíram!

Se é Pai ou exerce um Papel Educativo, deixamos esta reflexão:

Como está a educar os seus Filhos/Educandos?
Como é que eles sentem quando são confrontados com o erro e as dificuldades?
O que poderia fazer desde já para incentivar uma atitude mental progressiva?

Trabalhar a Atitude Mental dos Jovens e empoderá-los para acreditarem na sua capacidade de desenvolvimento e de ultrapassar as adversidades é determinante para o fortalecimento da sua Autoestima e bem-estar geral!

Partilhe este artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja também outros artigos que lhe poderão interessar