O Regresso Às Aulas Dos Adolescentes

O regresso às aulas é sempre um momento desafiante para os alunos, principalmente para todos os que estão a iniciar um novo ciclo de aprendizagem.
No caso dos adolescentes que estão a iniciar o 10º ano ou a entrar no primeiro ano da faculdade, é uma fase muito desafiante  emocional, pessoal, social e academicamente.

Enquanto alguns receiam e/ou anseiam o reencontro com os amigos, colegas e professores e pela rotina escolar, outros sentem ansiedade e preocupação relacionadas com novos desafios académicos e sociais.

Neste artigo, explorarei alguns temas e estratégias relacionadas com o regresso às aulas dos adolescentes.

Desafios do regresso às aulas para os adolescentes:

Adaptação à Rotina: Após as férias de verão, muitos adolescentes têm dificuldade em readaptar-se à rotina escolar. A transição de horários flexíveis para horários fixos de aula e de estudo pode ser desafiante e difícil.

Pressão Académica: À medida que avançam os estudos, os adolescentes contam com um aumento da carga académica e das expetativas pessoais, familiares e académicas, face aos resultados escolares que precisam de alcançar para atingirem os objetivos académicos e/ou profissionais. Isso pode gerar stress e ansiedade em relação ao desempenho académico, à autoestima e autoconfiança do adolescente, sempre que não consegue alcançar os resultados que pretende ou que a família pretende.

Novas responsabilidades: O regresso às aulas traz consigo novas responsabilidades, como gerir as tarefas escolares, o horário e calendário escolar, a gestão do tempo pessoal e do tempo de estudo, a organização e planeamento dos estudos, a preparação para as avaliações, etc… isto pode ser especialmente complicado para aqueles que ainda não conseguem gerir o tempo de forma eficaz e saudável.

Relações Sociais: A dinâmica social escolar, nesta fase, pode ser mais complexa e, para alguns adolescentes, intimidante. Estabelecer amizades, lidar com os conflitos, sentir-se pertencente e aceite, e encontrar o seu grupo de afinidade são desafios comuns.

Autoimagem e Pressão Social: A adolescência é um período marcado pelo desenvolvimento da identidade,  em que os adolescentes frequentemente se comparam com os seus pares. A pressão para se encaixar em padrões de aparência, comportamento e conquistas pode ser avassaladora.

Estratégias para lidar com os desafios:

Estabelecer rotinas de forma gradual: Antes do início das aulas, é importante estimular o adolescente a ajustar gradualmente os horários do sono e das refeições. Conversar de forma consciente e tranquila  com o adolescente, sobre a importância e de manter hábitos de vida saudáveis, pode ajudá-lo a compreender os benefícios de manter um estilo de vida saudável. A aquisição de maior  capacidade,  disposição física, psicológica e mental vai ajudá-lo a lidar com os desafios inerentes a esta fase  como é, por exemplo, atingir melhores resultados escolares, bem como definir metas realistas.

Encoraje os adolescentes a definirem metas académicas realistas e alcançáveis. Isso pode ajudá-los a reduzir a pressão excessiva sobre o desempenho.
Pode ler mais sobre este tema aqui:
https://www.instagram.com/p/CwenUPLI9A4/?img_index=1

Desenvolver competências para uma boa gestão do tempo: Ensine e partilhe diferentes técnicas de organização e planeamento, como criar listas de tarefas, quadros de Excel para gestão e planeamento dos estudos, formas e métodos de estudo (por exemplo; método pomodoro de estudo), utilizar calendários, etc. Esta organização ajuda os adolescentes a encontrarem um equilíbrio entre as atividades pessoais e de lazer  e as académicas. Lembre-se que cada um vai encontrar o método que melhor o satisfaz, por isso, é importante partilhar soluções, não impô-las.

Oferecer um espaço seguro para a comunicação: Crie um ambiente onde o adolescente se sinta seguro, acolhido, compreendido e com o à vontade necessário para partilhar as suas preocupações, desafios, dificuldades e conquistas. Isto só será possível se o adolescente sentir que é visto, ouvido e amado, aceite (como é), desde sempre. Converse sobre a dinâmica social escolar, sobre a fase da adolescência, partilhe os desafios que teve na adolescência e ofereça orientação sobre como lidar com situações desafiantes.

Promova a Autoaceitação: Incentive a autoaceitação e a valorização das qualidades dos adolescentes. Ajude os adolescentes a reconhecerem as suas capacidades e talentos. É fundamental que os adolescentes entendam que a diversidade é uma parte natural da vida escolar.

O regresso às aulas dos adolescentes é uma fase cheia de desafios, mas também uma grande oportunidade de crescimento e aprendizagem pessoal, social, psicológica e cognitiva.

Como pais, educadores e membros de uma sociedade, o nosso papel é oferecer o suporte necessário para que eles possam ter uma experiência académica positiva e enriquecedora.

 

 

 

Partilhe este artigo!

Uma resposta

  1. Gostei imenso de ler este artigo. É um desafio para reflexão e passar a ação para um ano letivo cheio de aprendizagens

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja também outros artigos que lhe poderão interessar

Coach Parental

O Sucesso

A frase de São Beda, sobre o fracasso:  “Há três caminhos para o fracasso:

Ler Mais >